hidraulica
1 INTRODUÇÃO
Perda de carga é um termo genérico designativo do consumo de energia desprendido de um fluido para vencer as resistências ao escoamento. Essa energia de perde na forma de calor.
A principal utilização da perda de carga é em instalações hidráulicas, como exemplo podemos citar instalações de bombeamento, quanto maior a perda de carga, maior será o consumo de energia da bomba. Para uma estimativa real do consumo de energia, é necessário que o cálculo das perdas seja o mais preciso possível.
Fatores podem afetar este escoamento, como: rugosidade do material, densidade, velocidade, diâmetro, etc.
As perdas de carga se dividem em duas classificações:
* Perda de carga distribuída: é ocasionada pela resistência oferecida ao escoamento do fluído ao longo da tubulação. Quanto maior o comprimento do tubo, maior será a perda de carga. Quanto menor o diâmetro, maior também será a perda de carga.
* Perda de carga localizada: ocorre todas as vezes que sobrevém uma mudança no valor da velocidade e na direção da velocidade, por exemplo, variações causadas pelas peças necessárias para a montagem da tubulação.
O objetivo desse experimento é determinar experimentalmente a perda de carga localizada provocada por um registro aberto parcialmente. Obter o coeficiente k do registro na condição de uso e o comprimento equivalente de canalizaçãocorrespondente à perda de carga provocada pelo mesmo.
2 revisao
O físico suíço Daniel Bernoulli propôs um princípio para o escoamento dos fluidos, que pode ser enunciado da seguinte maneira: "Se a velocidade de uma partícula de um fluido aumenta enquanto ela se escoa ao longo de uma linha de corrente, a pressão do fluido deve diminuir e vice-versa".
Esse conhecimento permite-nos entender por que os aviões conseguem voar. Na parte superior da asa a velocidade do ar é maior (as partículas percorrem uma distância maior no mesmo tempo), logo, a pressão na superfície superior é menor do que na superfície inferior, o