Ebola epidemias mundiais
NOME: Sabrina Costa Silva N°35 3° ano A
ORIENTADOR: Sônia COMPETÊNCIA: Geografia
O EBOLA
A primeira vez que o vírus Ebola surgiu foi em 1976, em surtos simultâneos em Nzara, no Sudão, e em Yambuku, na República Democrática do Congo, em uma região situada próximo do Rio Ebola, que dá nome à doença. Os cientistas identificaram cinco tipos diferentes do ebola, sendo que três são os mais perigosos: bundibugyo, sudão e zaire. A epidemia atual é do ebola-zaire. ORIGEM O Ebola é uma doença causada por vírus do gênero Ebolavirus, que compreende cinco diferentes espécies de vírus: Bundibugyo ebolavirus (BDBV), Zaire ebolavirus (EBOV), Sudan ebolavirus (SUDV), Reston ebolavirus (RESTV) e Taï Forest ebolavirus (TAFV). Segundo dados da OMS, somente os três primeiros tipos de vírus têm sido associados à ocorrência de surtos de Ebola na África. Apesar da espécie Reston ebolavirus, encontrada na China e nas Filipinas, poder infectar humanos, nenhum caso da doença por este tipo de Ebolavirus foi registrada até o momento. Já a espécie Tai Forest está associada a casos da doença em animais, como chipanzés e gorilas.
PORTADOR NATURAL DO VÍRUS Os morcegos da família Pteropodidae, conhecidos como morcegos-de-fruta, são considerados como hospedeiros naturais do vírus. O ebola é transmitido de animais para humanos e no contato com fluídos corporais de pessoas infectadas. Dependendo do tipo de vírus, ele tem uma taxa de mortalidade de até 90%.
O mapa abaixo, da Organização Mundial da Saúde, mostra onde o morcego vive. É a parte pontilhada do mapa. Em azul, países que receberam, em laboratório, macacos ou porcos infectados com ebola vindos das Filipinas - importante explicar que esses casos foram do ebola-reston, que não afeta humanos. Em amarelo, países onde houve ocorrência de animais com o vírus. Os países que já tiveram casos do ebola em