Vírus Ebola
(FHE) ou ebola, seus sintomas têm início duas a três semanas após a infeção, e manifestamse através de febre, dores musculares, dores de garganta e dores de cabeça. A estes sintomas sucedem-se náuseas, vómitos e diarreia, a par de insuficiências hepática e renal. Durante esta fase, algumas pessoas começam a ter problemas hemorrágicos.
A primeira vez que o Ebola vírus surgiu foi em 1976, em surtos simultâneos em Nzara, no Sudão, e em Yambuku, na República
Democrática do Congo, em uma região situada próximo do Rio Ebola, que dá nome à doença.
A propagação da doença em determinada população tem início quando uma pessoa entra em contato com o sangue ou fluidos corporais de um animal infetado, como os macacos ou morcegos-da-fruta. Tendo contato direto, comendo a carne desses animais que tenham o vírus.
Ciclo de Transmissão do Vírus
A doença não é transmitida por via aérea de forma natural.
Pode ser transmitida através de gotículas inaláveis de 0,8–
1,2 micrómetros produzidas em laboratório.
Estes vírus são classificados como armas biológicas de categoria A.
Recentemente, observou-se que o vírus é capaz de ser transmitido sem contato entre porcos e primatas não humanos. O período de incubação do vírus ebola dura de 5 a 7 dias se a transmissão for parenteral e de 6 a 12 dias se a transmissão foi de pessoa a pessoa. Febre alta;
Calafrios;
Dor de cabeça;
Anorexia;
Náusea;
Dor abdominal;
Dor de garganta e prostração profunda.
(OBS: Em alguns casos, entre o quinto e o sétimo dia de doença, anunciando manifestações hemorrágicas: conjuntivite hemorrágica, úlceras sangrentas em lábios e boca, sangramento gengival, hematêmese (vômito com presença de sangue) e melena (hemorragia intestinal, em que as fezes apresentam sangue).
Nas epidemias observadas, todos os casos com forma hemorrágica evoluíram para morte.)