Psicologia
“ESTUDO DA MENTE OU DA ALMA
A PSICOLOGIA A ciência que estuda o comportamento e os processos mentais.
A Psicologia é aplicada na Educação, nas artes, nas empresas, na engenharia, na Saúde, no esporte e em muitas outras áreas ...
A Psicologia como Ciência
No nosso dia a dia, usamos o que poderia ser chamado de senso comum na busca de melhor qualidade de vida. Observamos e tentamos explicar o nosso próprio comportamento e dos outros. O senso comum não proporciona diretrizes sadias para a avaliação de questões complexas.
A Psicologia e os animais
São vários animais que fazem partes nas investigações psicológicas, tais como: os peixinhos de aquários, ratos, pombos, caes, gatos, macacos, pessoas e outros animais.
Por que os psicólogos escolhem trabalhar com os animais ao invés dos humanos?
Breve Histórico da Psicologia:
Os antecedentes da Psicologia – os grandes filósofos da Grécia antiga destacando-se: Socráticas, Platão e Aristóteles.
Foi Hipocrates, chamado o pai da medicina, que viveu aproximadamente na mesma época que Socrates, tinha profundo interesse pela Fisiologia, o estudo das funções do organismo vivo e suas partes. Ele fez estudo sobre como o cérebro controla diversos órgãos do corpo.
Em 1879, em Leipzig, Alemanha, Wihelm WUNDT estabeleceu o primeiro laboratório psicológico do mundo. Em 1881, uma revista, Philosophische Studien, considerada a primeira revista de Psicologia a públicar relatórios experimentais.
Em 1888, a Universidade da Pensilvania nomeou James Mckeen Cattell para o cargo de Professor de Psicolgia, a primeira docência em Psicologia do mundo.
Em 1908, a Psicologia foi definida por William McDougall como A CIÊNCIA DO COMPORTAMENTO.
Os movimentos:
1. O Estruturalismo; ( WUNDT)
2. O Funcionalismo;(William James)
3. O Behaviorismo;(John Watson)
4. A Psicologia da Gestalt;(Max Wertheirmer)
5. A Teoria Psicanalítica;(FREUD)
O Estruturalismo Wundt
1. Objeto: os