tecnologia e educação
Os recursos da mídia já fazem parte do dia-a-dia em sala de aula, trazendo grandes benefícios ao processo de ensino aprendizagem.
Um dos grandes impasses que tem acontecido é a dificuldade que, alguns professores ainda têm em utilizar as ferramentas básicas que podem ser exploradas. As tecnologias na escola elevarão o nível de desenvolvimento dos sentidos, e com isso o potencial cognitivo do ser humano.
As ferramentas tecnológicas vêm provocando visíveis transformações nos métodos de ensinar e na própria forma do discurso escrito que apresentam considerável adaptação ás novas tecnologias.
A Internet é a nova tecnologia que tem se mostrado eficiente na transmissão de informações e na comunicação, importantíssima na construção do conhecimento. Através dela é possível fazer os mais diversos tipos de pesquisas, ter acesso a conteúdos completos de livros, revistas, bem como comunicar-se com o mundo adquirindo informações em tempo real bem próximo à comunicação face a face.
Com a evolução tecnológica, a comunicação através da Internet, surge como a forma mais viável de suprir essa necessidade, do homem moderno, de comunicar-se rapidamente sem a necessidade de estarem no mesmo local ou até no mesmo momento.
“De acordo com educadores, não há limite para a utilização dos blogs na escola. Primeiro, pela facilidade de publicação, que não exige nenhum tipo de conhecimento tecnológico dos usuários, e segundo, pelo grande atrativo que estas páginas exercem sobre os jovens.
"É preciso apenas que o professores se apropriem dessa linguagem e explorem com seus alunos as várias possibilidades deste novo ambiente de aprendizagem. O professor não pode ficar fora desse contexto, deste mundo virtual que seus alunos dominam, mas, cabe a ele, direcionar suas aulas aproveitando o que a internet pode oferecer de melhor", afirma a educadora Gládis Leal dos Santos. ”