Virus Ebola
Saiba como se prevenir do vírus Ebola em: O que fazer para não pegar Ebola.
O Ebola provoca sintomas como dores musculares, febre acima de 38,3º, lesões na pele e sangramento pelos olhos, nariz e boca. Não existe tratamento ou vacinas capazes de eliminar o vírus e, por isso o vírus Ebola não tem cura.
O Ebola é uma doença frequente em países africanos como Sudão, Uganda, Costa do Marfim, Gabão, Guiné Conacri, Nigéria, Serra Leoa e Libéria, não sedo recomendado viajar para estes países até que a epidemia seja controlada.
Sintomas do vírus Ebola
Os primeiros sintomas do vírus Ebola podem demorar de 2 a 21 dias a surgir após a contaminação e incluem febre acima de 38,3º, cansaço excessivo e fortes dores de cabeça.
Além disso, após 1 semana os sintomas podem desenvolver-se para:
•Manchas vermelhas ou roxas na pele;
•Sangramento pelo nariz, ouvido, boca, ânus e região íntima;
•Bolhas na pele com sangue;
•Olhos avermelhados;
•Diarreia e vômito com sangue;
•Alterações cerebrais.
O vírus Ebola entra nas células do organismo, se multiplicando muito rapidamente e lesionando todos os vasos sanguíneos, causando hemorragia generalizada, falência múltipla dos órgãos e morte.
Transmissão do vírus Ebola
A transmissão do vírus Ebola ocorre através do contato direto com sangue, saliva, suor, lágrimas ou sêmen de pessoas ou animais infectados com o vírus, mesmo depois de mortos.
As populações africanas são muito infectadas pelo vírus Ebola porque, devido à sua cultura, as famílias lavam o corpo dos mortos antes do enterro e a vítima ainda consegue transmitir o vírus a todos aqueles que entram em contato com o corpo, mesmo depois de morta.
Prevenção do vírus Ebola
A prevenção do vírus Ebola consiste em