cabelos
A PELE
A pele é uma membrana que reveste exteriormente todo o corpo, tem a função de regular a temperatura, metabolizar a vitamina D sintetizando a luz solar por ação fotoquímica, de percepção do sentido do tacto e como um manto protetor contra as ações de agentes externos, raios solares, bactérias, etc.
A pele é o maior órgão do corpo humano é também o mais pesado. É formada por três camadas: Epiderme, Derme, Hipoderme.
O CABELO
O corpo humano possui cerca de cinco milhões de pelos, cerca de um milhão desses estão na cabeça, dos quais 150 mil são cabelos. Em média se renovam de três a sete anos. Os cabelos do couro cabeludo crescem mais ou menos 1,5 cm a 2,5 por mês, os cabelos finos crescem cerca de 0,8 mm por dia, enquanto os cabelos grossos aproximadamente 0,4 mm.
Estudos revelam que o cabelo cresce mais rápido nas mulheres que nos homens. Acredita-se que o cabelo suporte um peso de 80k e uma trança agüentaria por volta dos 200k.
As diferenças em suas características de comprimento, espessura e cor são determinadas geneticamente.
Composição química dos cabelos
Os queratinócitos são a única parte viva dos cabelos, e é a partir da divisão e multiplicação desta célula que se inicia o ciclo dos cabelos. A principal função dos queratinócitos é produzir um tipo de proteína chamada queratina, componente primário dos cabelos.
Proteínas
As proteínas são compostos orgânicos de estrutura complexa e massa molecular. São compostos quaternários de carbono, hidrogênio, oxigênio e azoto também chamado de nitrogênio no Brasil. São constituídas por dois grupos funcionais: o grupo amina e o grupo carboxilo.
Portanto, as proteínas são complexos constituídos por cadeias de aminoácido ligadas por ligações peptídicas
Pontes salinas
Algumas cadeias de polipeptídios possuem grupos ácidos e outros básicos, por isso há a formação de sais (ligações