Logistica e transporte
nauro daniel rocha de sousa
A EVOLUÇÃO DO DEPARTAMENTO DE COMPRAS
SÃO LUÍS
2014
NAURO DANIEL ROCHA DE SOUSA
A evolução do departamento de compras
Trabalho desenvolvido durante a disciplina de logística e transportes, como parte da avaliação oficial referente ao segundo bimestre em questão
Professor: Prof. André Paiva
SÃO LUÍS
2014
Nos últimos anos tem aumentado a importância do relacionamento entre empresas e seus fornecedores, sendo que o principal objetivo dessa aproximação está no aumento da competitividade da empresa (JORGENSEN; SCHULTZ-NIELSEN, 2000).
A aquisição de bens e serviços a serem utilizados na produção e na revenda de produtos pode ser considerada a atividade responsável por um dos maiores componentes do custo de produção e das mercadorias vendidas. Alguns autores chegam a dimensionar a amplitude desse impacto, observando que entre 50% e 60% do custo de produção ou revenda são representados pela compra de componentes, materiais e serviços, que são adquiridos dos fornecedores externos.
Apesar da importância da função Compras, ou Suprimentos, retratada na responsabilidade pela execução dos gastos acima mencionados, ela foi considerada, durante muito tempo, uma atividade de caráter tático e de cunho administrativo dentro das organizações, tendo sempre um perfil reativo às decisões tomadas pelas outras funções (departamentos), principalmente a Produção.
O surgimento da crise do petróleo de 1973-1974 foi marcante para a atuação de Compras ou Suprimentos, porque a redução de matéria-prima no cenário mundial, decorrente da crise, demandou dessa função uma atitude mais ativa para o suprimento das necessidades internas das empresas. A sua atuação, durante aquele período de escassez, trouxe uma significativa atenção da organização para o setor. Ainda assim, a atuação de Compras ou Suprimentos não foi