cabelo
A DERME
A pele constitui-se de 3 camadas.
A EPIDERME, verdadeiro escudo protege a pele das agressões externas. Muito delgada, sua espessura varia, segundo a localização, entre 0,04 mm e 1,6 mm.
A HIPODERME é o tecido de reserva e de sustentação. É a camada mais espessa: de
0,5 á 3 cm segundo as zonas. Esse tecido isola dos choques e das variações de temperatura. A DERME, tecido conjuntivo fibroso, com espessura variando de 1 a 2 mm, segundo as zonas, constitui o arcabouço da pele. Suas células, fibroblastos, fabricam fibras de colágeno que dão resistência e firmeza à pele, além de fibras de elastina, que lhe conferem flexibilidade e elasticidade. A Derme desempenha, portanto, uma função de coesão. Ela é responsável pela nutrição da Epiderme, graças a uma intensa vascularização. E essas funções, acrescentam-se as seguintes:
- Reserva de água (alimentação das células de Epiderme)
- Regulação térmica (micro circulação)
- Sensações tácteis (rede nervosa)
- Permeabilidade e filtração
OS CAPILARES SANGUÍNEOS
São muito finos e se organizam em redes complexas, entre as arteríolas e as vênulas. É no interior desses capilares sanguíneos que se efetuam as trocas gasosas e nutritivas.
Eles trazem os elementos nutritivos e levam os rejeitos celulares.
OS NERVOS
Eles nos possibilitam perceber sensações. A invervação do folículo piloso é bastante complexa. Ela se constitui dos seguintes elementos.
- A inervação motora do músculo eretor.
- A invervação da papila.
- A inervação sensitiva do cabelo.
O folículo piloso apresenta uma intensa inervação sensitiva, o que se explica as dores à tração e as sensações dolorosas do couro cabeludo.
OS MÚSCULOS ERETORES
A semelhança de todos os músculos de nosso corpo, eles se contraem quando o sistema nervoso lhes dá uma ordem nesse sentido. Então, eles se acumulam sobre si mesmos, encolhem e repuxam as bases dos folículos, colocando, assim, o fio de