cabedelo
Cabedelo é um município da Região Metropolitana de João Pessoa, no estado da Paraíba, no Brasil. É ligada a capital João Pessoa pela BR-230. É o município mais rico do estado. Segundo o Dicionário Aurélio, "cabedelo" é um pequeno monte de areia que forma na foz de um rio.
Brasão
As 3 estrelas representam as invasões, sendo uma francesa e duas holandesas e as resistências com respectivas vitórias; os golfinhos representam os guardiões (tenentes); os cabeções (peões) indicam a cidade como porto seguro; as cordas lembram as amarras dos navios no cais do porto e a expressão "URBS Nescia Vinci" figura no brasão como "Cidade nunca vencida".
História
A região onde atualmente está assentado o município de Cabedelo era terra dos índios tapuias. No século XVI (16), chegaram os primeiros europeus.
A cidade de Cabedelo foi fundada em 04 de novembro de 1585, em torno da fortaleza construída por portugueses afim de defender a entrada do estuário do rio Paraíba. Na época da dominação holandesa, entre 1634 e 1654, a cidade passou a se chamar Margaretha (Margarida).
Cabedelo conquistou e perdeu autonomia por algumas vezes para a cidade de João Pessoa. Através da Lei 283, de 17 de março de 1908, obteve autonomia, ficando o povoado elevado à condição de vila. Perdeu os foros de vila e município, pela Lei Estadual 676, de 20 de novembro de 1928, a qual anexou o seu território ao município da capital.
Em divisão administrativa de 1933, voltou a figurar como distrito do município de João Pessoa. Com a Lei Estadual 1 631, de 12 de dezembro de 1956, mais uma vez voltou Cabedelo à categoria de município.
Limites
Santa Rita, Lucena, Oceano Atlântico e João Pessoa.
Geografia
Em virtude da sua forma, o município de Cabedelo é banhado em um dos lados, pelo rio Paraíba, e pelo outro lado pelas águas salgadas do oceano Atlântico. O encontro das águas doces do rio Paraíba e salgadas do Atlântico dão um contraste bem visível aos olhos de quem vê.