Forte de Santa Catarina do Cabedelo
A construção primitiva data de 1585, e foi construída em taipa de pilão pelo alemão Cristóvão Linz, por iniciativa do Capitão-mor Frutuoso Barbosa, em local por ele escolhido, sendo batizada de Fortaleza de Santa Catarina.
Quando o capitão deixou Cabedelo, a fortaleza foi destruída pelos indígenas, sendo reconstruída no início do século XVII. Resistiu aos ataques holandeses até 1634, quando por fim estes tiveram vitória. Em 1637, o Conde Maurício de Nassau, a rebatizou com o nome de Forte Margarida, sofrendo reformas comprovadas pela presença de tijolos holandeses. Com a restauração do domínio português em 1654, a fortaleza recuperou seu antigo nome de Santa Cantarina, pois a capelinha em seu interior era dedicada a essa santa com sua bela imagem barroca.
Vista do Forte de Santa Catarina do Cabedelo (Fonte: http://cronicasmacaenses.com/category/brasil/paraiba/cabedelo/fortaleza-de-santa-catarina/)
A planta inicialmente traçada pelo Sargento-mor Pedro Correia Rebello, foi mais tarde revisada e ampliada pelo Engenheiro Luiz Francisco Pimentel. Apresentava formato de um polígono irregular, com dois bastiões e quatro vértices. Tinha fosso com entrada pelo mar, dotado de contra muralha até à ponte. A entrada fazia-se através de portada em arco pleno e colunas de pedra regular, encimada por brasão de armas.
Planta baixa do Forte Santa Catarina do Cabedelo
Fonte: http://pt.wikipedia.org/wiki/Forte_de_Santa_Catarina_do_Cabedelo acessado em: 2 de novembro de 2014
Forte Velho (ruinas)
Fonte: http://www.ferias.tur.br/imgs/4945/fortevelho/n_ruinas-do-forte-velho-pb-fotoclaudia-neu-cedida-pelo-forista-ivojp.jpg, visitado dia 4 de novembro de 2014
A vila do Forte Velho foi fundada pelo general espanhol Diogo Flores de Valdés, em 1584, que ali ergueu o primeiro forte destinado a ajudar na conquista da Paraíba (Forte de São Filipe), a qual só ocorreu um ano depois, em 1585. Valdés detinha poderes autorizados pela Coroa