analise sistematica de cations grupo III
Pelotas, Dezembro de 2009.
Análise sistemática dos cátions do grupo III
Relatório referente à disciplina de Química Analítica Qualitativa, Curso Integrado de Química, Instituto Federal Sul-rio-grandense.
Pelotas, Dezembro de 2009.
1. OBJETIVOS
Separar e identificar os cátions do grupo III (Al3+, Fe3+, Cr3+, Mn2+, Co2+, Ni2+, Zn2+) presentes em uma amostra.
2. FUNDAMENTAÇÃO TEÓRICA
O grupo III é composto pelos cátions: Al3+, Fe3+, Cr3+, Mn2+, Co2+, Ni2+, Zn2+.
O cátion Al3+ apresenta propriedades semelhantes ao Cr3+ e ao Fe3+ quanto à carga e ao raio. O mesmo apresenta íon d0, isto é, forma compostos incolores, a menos que o ânion ligado apresente coloração.
Diferentemente do Al3+, que pode ser chamado de um íon d0, os íons dn dos metais de transição cromo, manganês, ferro, cobalto e níquel apresentam propriedades características, em particular, eles são coloridos, demonstram uma forte tendência para formar íons complexos, e possuem valência variável (com exceção do Zn2+).
O reativo do grupo é o sulfeto de hidrogênio (H2S) na presença de cloreto de amônio (NH4Cl), a partir de soluções tornadas alcalinas pela amônia NH4OH.
Os sulfetos de Mn(II), Co(II), Ni(II), e Zn(II), dão produtos de solubilidade mais elevados que os sulfetos do 2º grupo de cátions e, portanto, necessitam de uma concentração mais elevada do íon sulfeto para a precipitação, para isso aumenta-se a concentração do íon sulfeto, através do efeito do íon comum realizado a partir da adição de amônia.
Os hidróxidos de alumínio e de cromo (III) têm baixos produtos de solubilidade, isto é, mesmo com a baixa concentração de íon hidróxido, fornecida por uma mistura-tampão de amônia-cloreto de amônio, eles são quase completamente precipitados, enquanto o hidróxido de magnésio (que tem