Genética
Introdução
Se comparado ao genoma eucarioto, o genoma bacteriano é relativamente pequeno e se encontra em contato direto com o citoplasma (ausência de carioteca). As informações genéticas das bactérias estão contidas em um único cromossomo. Outras informações também são encontradas em plasmídios, DNA frágil e transposons.
O cromossomo bacteriano é uma organela geralmente circular associada a proteínas, que quando se condensa, forma uma massa chamada de nucleóide, encontrando-se aderido à membrana celular em vários pontos. É composto por DNA de cadeia dupla e tem forma envelopada e compacta, por ter somente uma cópia de cada gene, as bactérias são geneticamente haplóides. A replicação é semiconservativa, os genes estão organizados em operons, não apresenta íntrons, tem alto conteúdo G + C e possui baixa frequência de sequências repetidas.
Pequenas quantidades de DNA extracromossomial também são encontradas nos procariotos na forma de plasmídio, uma estrutura circular e com genes que conferem propriedades especiais às células, como fator de resistência a antimicrobianos (Fator - R), fatores sexuais (Fator - F) e produção de enzimas e toxinas, mas não são essenciais para a sobrevivência da bactéria, embora possa proporcionar vantagens seletivas. Os plasmídios podem ser transferidos de uma bactéria para outra por conjugação e a maioria carrega de um a mais tipos. Eles são capazes de autoduplicação independente da replicação cromossômica. Os transposons, também chamados de genes saltadores ou sequências de inserção, são pequenos segmentos lineares de DNA que podem se mover de uma posição para outra, cromossomo-plasmídio, plasmídio-cromossomo ou plasmídio-plasmídio, deixando cópias no sítio de inserção. Eles não se autoduplicam. O DNA frágil são vírus bacterianos basicamente constituídos de DNA envoltos por uma capa protéica. Esses bacteriófagos injetam seu material genético na célula bacteriana, a qual pode passar
a