Buzz Marketing: uma forma de atingir o consumidor da era digital
XXXII Congresso Brasileiro de Ciências da Comunicação – Curitiba, PR – 4 a 7 de setembro de 2009
Buzz Marketing: uma forma de atingir o consumidor da era digital 1
Bárbara Bazzanelli LEITÃO 2
Jaqueline Nicole FÁVERO 3
Luciana da Silva PREDOLIM 4
Luciana FISCHER 5
Pontifícia Universidade Católica de Campinas, Campinas, SP
Resumo
Este artigo aborda o buzz marketing e como essa técnica influencia o consumidor da era digital. Para isso, são explorados os novos aspectos referentes às formas de comunicação e as técnicas utilizadas para se gerar comunicação espontânea, o que passa por um estudo dos consumidores contemporâneos, quem são eles e como se comportam. O artigo apresenta cases e citações de profissionais influentes da área de comunicação a fim de ilustrar e dar credibilidade às informações. São apresentados ainda dados sobre a aceitabilidade do buzz marketing e como ele interage com a publicidade considerada tradicional, trazendo informações sobre as mudanças que o panorama geral publicitário sofreu nos últimos anos.
Palavras-chave: buzz marketing; marketing viral; mídia; publicidade; redes sociais.
Introdução
Num sistema de livre concorrência, o surgimento de novas marcas e o fortalecimento das já existentes torna a disputa pela atenção do consumidor cada vez mais intensa. Segundo Chetochine, especialista francês em estratégia, marketing e comunicação a grande dificuldade para as marcas é encontrar um diferencial num mercado cada vez mais competitivo. Na falta desse diferencial, marcas se expõem de forma excessiva e repetitiva, chegando a submeter um consumidor a cerca de três mil mensagens publicitárias por dia (HUBA e McCONNELL, 2006, p.07).
Saturados pelas propagandas tradicionais com apelo varejístico, os consumidores modernos, que já não absorviam a maior parte de seu conteúdo, passam também a rejeitá-las, procurando novas formas de comprar e