Redatora
BRENDA BORGO
FLÁVIA PORCINO
MARINA AGIBERT
O PODER DO MARKETING VIRAL
CURITIBA
2012
AMANDA BRITTO
BRENDA BORGO
FLÁVIA PORCINO
MARINA AGIBERT
O PODER DO MARKETING VIRAL
CURITIBA
MAIO 2012
O poder do Marketing Viral1
Amanda Caroline Britto, Brenda Carolina Schiavon Borgo, Flávia Porcino, Marina Alexandrina do Espírito Santo Agibert2
FAE Centro Universitário
Resumo
...
Palavras-chave
Internet; Marketing Digital; Buzz Marketing; Marketing Viral
1. INTRODUÇÃO
A fim de analisar o poder do Marketing Viral, esse trabalho tem como principal interesse pesquisar a influência do boca a boca na disseminação de um conteúdo. Para um melhor entendimento do assunto, a pesquisa abordará os conceitos de Marketing Digital, Buzz Marketing e Markting Viral.
Este estudo aborda a eficácia do Marketing Viral para as empresas sem que elas precisem ter custos com uma divulgação. Segundo Cafferky (1999, p. 8), mais de 80% das pessoas seguem as recomendações de um familiar, amigo ou um profissional ao adquirirem um produto ou serviço. Cada cliente possui uma rede de relacionamentos, sendo essa rede a principal fonte para os consumidores obterem informações sobre inovações
Grandes marcas usam da propaganda boca a boca para divulgar novos produtos, serviços e até mesmo seu nome. É o caso da marca Olympikus, empresa que mais investe no esporte brasileiro. Em 2009 foi anunciada a cidade sede das Olimpíadas de 2016 e a empresa quis mostrar sua forte ligação com o nosso país, já que Rio de Janeiro era uma das cidades candidatas . A ação, Eu já Sabia, consistiu na entrega em mãos de kits contendo agasalho oficial da Delegação Brasileira, camisa Eu Já Sabia personalizada, adesivos, um manifesto de apoio aos Jogos Olímpicos autenticado em um cartório de Porto Alegre e um vídeo gravado por Giba, atleta patrocinado pela Olympikus e destaque da Seleção Brasileira masculina de vôlei.