Business Intelligence, Data Warehouse e Data Mining
2262 palavras
10 páginas
INTRODUÇÃO O ambiente econômico empresarial sofre constantes mudanças em decorrência das profundas alterações que se tem verificado atualmente nos macro sistemas, como por exemplo, o sistema cultural, político, social e econômico. Estas alterações têm demonstrado grandes avanços em várias áreas do conhecimento, ocasionando direta ou indiretamente que as organizações sejam mais ágeis em todos os sentidos, possibilitando assim uma antecipação às mudanças e o encontro de soluções para contorná-las ou adaptar-se a elas. Neste ambiente, verifica-se o aumento exponencial por parte das organizações de terem cada vez mais informações relevantes para o auxílio à tomada de decisão, e em contrapartida, observa-se também um aumento nas ferramentas gerenciais capazes de demonstrar estas informações tão almejadas pelos executivos das organizações. Nesse contexto, surge o Business Intelligence (BI), ferramenta que se utiliza da tecnologia da informação para coletar dados, analisá-los e transformá-los em informação para as organizações. Com isso, os sistemas de BI concedem às organizações conhecimento sobre seus negócios, contribuindo para que os gestores optem pela decisão mais acertada. A partir disso, tornam-se relevantes os estudos sobre a tecnologia de BI oferecida às organizações que buscam uma maior quantidade e qualidade de informações relevantes ao processo decisório, contribuindo assim ao sucesso e continuidade destas organizações.
BUSINESS INTELLIGENCE Business Intelligence é um conjunto de conceitos e metodologias que, fazendo uso de da- dos extraídos de uma organização, apóia a tomada de decisões.
Como principal suporte à tomada de decisões, o BI vem se destacando dentre as ferramentas disponíveis para as organizações.
Um ponto importante a ser salientado, é de que um projeto de BI pode proporcionar ganhos não somente aos gestores das organizações, mas também a determinados departamentos que precisem se basear em informações concretas para