Tales de Mileto
Jonas Blum da Costa 2
Resumo
Este presente artigo apresenta uma abordagem sobre a história de um precursor da matemática na Grécia antiga, chamado Tales de Mileto. Por meio de pesquisa em livros e na internet será abordado sobre sua vida; nesse relato estará incluso desde o local em que nasceu, viveu e estudou. Também serão tratados estudos e conhecimentos de matemática e astronomia deixados por ele. Ao final será comentada a importância de Tales na matemática, com suas descobertas principalmente na geometria, sobre os teoremas atribuídos historicamente a ele e também sobre o conceito evidenciado por ele, que se conserva até hoje, que é a importância da “demonstração” ou “prova” dentro da matemática.
Palavras-chave: Tales de Mileto. Geometria. Teoremas.
Introdução
A história da matemática é extensa, muitos são seus personagens e não sabemos ao certo quando ela teve início, mas temos o conhecimento de sua grande importância em todos os períodos da evolução da civilização. Desde a antiguidade, a matemática é utilizada para a organização da sociedade em várias áreas e, como por exemplo, a financeira, a engenharia e a medicina. Nessa longa história, existiram matemáticos responsáveis por grandes descobertas, e um deles foi Tales de Mileto, considerado o “primeiro matemático”, tendo um papel importante no desenvolvimento da geometria com teoremas e demonstrações dedutivas. Neste artigo abordaremos sobre sua vida, sua importância no contexto histórico da matemática, suas descobertas e seus ensinamentos passados de geração em geração.
1.1 Vida de Tales
Tales nasceu por volta de 624 a.c. e viveu até 548 a.c. em uma cidade da Ásia Menor chamada Mileto, segundo Heródoto (Heródoto, História, I) Tales e sua família descendeu da Fenícia e mas se