A construção das cidades e a sustentabilidade
Curso de Arquitetura e Urbanismo
Izabella Braga UC13102778
“A CONSTRUÇÃO DAS NOSSAS CIDADES E O COMPROMISSO COM A
SUSTENTABILIDADE”
Nas últimas décadas tem se notado cada vez mais o processo desenfreado da globalização, e o alvo principal: as cidades. Não é de hoje que o homem vem preferindo as cidades, no país o fluxo migratório do homem rural para áreas urbanas só vem se acentuando, isso acontece porque é nas cidades que se obtém melhores condições de saúde, educação, lazer e emprego. Entretanto, essas melhores condições buscadas pelas pessoas são também os maiores problemas da cidade. E é desafio do arquiteto, e outros profissionais, planejar/alterar esses grandes centros urbanos para se tornarem lugares mais agradáveis para as pessoas viverem.
Mas existe outra grande questão, que é tão importante quanto fazer com que a cidade seja um local propício às necessidades das pessoas, que é nos preocuparmos com o meio físico que nos oferece espaço pra viver, o meio ambiente natural, e é aí que surge o termo “sustentabilidade”.
Sustentabilidade é um termo usado para definir ações e atividades humanas que visam suprir as necessidades atuais dos seres humanos, sem comprometer o futuro das próximas gerações. Ou seja, a sustentabilidade está diretamente relacionada ao desenvolvimento econômico e material sem agredir o meio ambiente, usando os recursos naturais de forma inteligente para que eles se mantenham no futuro. Seguindo estes parâmetros, a humanidade pode garantir o desenvolvimento sustentável. Nossas cidades, relativamente novas em termos históricos, precisam encontrar um modelo de desenvolvimento que leve em conta as demandas do crescimento e da população, mas também as consequências ambientais e para as gerações futuras. Dessa maneira, lugares que estão em processo de crescimento e expansão têm a chance de prevenir erros já conhecidos, como é o caso, por exemplo, no maior centro urbano
brasileiro: