Sustentabilidade
A CONSTRUÇÃO DE UM FUTURO CONSCIENTE
SOUZA, Matheus Cargnelutti de1; AVANCINI, Maria Francisca Ribas².
1 Acadêmico do Curso de Arquitetura e Urbanismo da Universidade de Cruz Alta.
E-mail: matheuscargnelutti@hotmail.com
² Orientadora e Professora Mestre da Universidade de Cruz Alta.
E-mail: kravancini@bol.com.br
Palavras-Chave: Sustentabilidade; Responsabilidade; Planejamento.
1 INTRODUÇÃO
Este artigo tem como tema a arquitetura sustentável para a construção de um futuro consciente. Buscou-se, a partir deste tema, desenvolver a ideia de que a sustentabilidade é importante para todos, incentivando a responsabilidade social de futuros arquitetos através do planejamento e incentivo a criação de projetos arquitetônicos com respeito ao meio ambiente e que valorizem a eficiência energética. De acordo com BRASIL 2004, a partir da década de
1970 a participação dos movimentos sociais urbanos, os novos governos municipais, as entidades não governamentais e um crescente número de profissionais, preocupados com a questão urbana produziram mobilizações em torno de lutas urbanas. Neto, também afirma que participar da construção do desenvolvimento sustentável, é fazer com que o Brasil volte a ter níveis de crescimento compatíveis com sua importância na economia mundial. A partir disso, desenvolveu-se a seguinte questão: até onde vai a nossa responsabilidade como profissionais e cidadãos, quando falamos em sustentabilidade?
Justifica-se este estudo pela responsabilidade social que os arquitetos e urbanistas precisam exercer ao projetar espaços com consciência ambiental.
1.2 Revisão de Literatura
Neste estudo, buscou-se embasamento teórico em sustentabilidade, legislação, planejamento e o papel do arquiteto e urbanista frente à sustentabilidade.
1.2.1 Sustentabilidade
De acordo com NETO 2007, com a chegada da