artigo sig
Amanda Monteiro
Dedson Nunes da Silva
Gilson Bezerra
Nayr Dayse
Graduandos do V período do curso bacharelado em administração da Faculdade Sete de Setembro - FASETE
RESUMO
A Inteligência de empresarial ou Business Intellingence, é um termo criado pela Gartner Group. Este conceito surgiu na década de 80 e descreve as habilidades das corporações para acessar dados e explorar informações, analisando-as e desenvolvendo percepções e entendimentos a seu respeito, o que as permitem incrementarem e tornarem mais pautada em informações a tomada de decisões. Com o registro de todas as informações de negócios, a empresa terá através do Business Intellingence uma mina de ouro.
No intuito de transformar dados em informações inteligentes, o Business Intellingence oferece um conjunto de metodologias, processos e sistemas úteis não só para mapear as informações, mas também para monitorar e gerenciar o desempenho de uma empresa. A análise gerada pelo Business Intellingence pode ter uma ampla variedade de formatos, tais como relatórios, gráficos, mapas, etc. Sendo que as informações da empresa são integradas e contextualizadas em tempo real, que permite não só um constante acompanhamento de resultados, como também um rápido ajuste de estratégia para responder as mudanças do mercado.
PALAVRAS CHAVES: Business Intelligence, Data Mining, Data Warehouse, OLAP
INTRODUÇÃO
O acelerado crescimento tecnológico e consequente informatização das empresas possibilitaram avanços operacionais nos negócios. À medida que o Hardware ficou mais barato e de melhor desempenho, grandes sistemas foram criados, possibilitando transações rápidas e eficientes, resultando na geração de grandes volumes de dados. Estes são armazenados em repositórios, que possuem uma característica comum: a dificuldade de extração de informação. Importantes informações ficam armazenadas dentro da própria empresa, sendo seu acesso muito difícil. A partir disso não é difícil de concluir que este