Burocracia
Assim, tornou-se necessário um modelo de organização racional capaz de caracterizar todas as formas de organização humana e, principalmente, as empresas. Max Weber, sociólogo alemão, propôs um modelo intitulado de Teoria da Burocracia em Administração, segundo a qual “a burocracia é uma forma de organização humana que se baseia na racionalidade, isto é, na adequação dos meios aos objetivos (fins) pretendidos, a fim de garantir a máxima eficiência possível no alcance desses objetivos” CHIAVENATO (2000).
A empresa em que o grupo realizou esta pesquisa de campo foi Prodata Informática Ltda, localizada á rua C-104, Jardim América, Goiânia, Go. A Prodata é uma empresa de desenvolvimento de software de gestão para as áreas pública e privada existente no mercado a mais de 25 anos.
A entrevista foi realizada com a diretora do RH, Glenda Maris Auad Forte, pedagoga e pós graduada em gestão de pessoas, que está a frente desta área a 3 anos.
Características da Burocracia
Caráter Legal das normas e regulamentos
Pergunta: Na empresa, existe algum regimento interno que define normas de comportamento e atitudes que regulam tudo o que ocorre nessa organização?
Resposta: Sim, desde ao recrutamento e seleção até a demissão de um funcionário existem regras e normas internas que definem padrões de ações e comportamentos. Todas essas normas e regras são exaustivamente repassadas a todos.
Caráter Formal da