Burocracia
A Invasão de guias, formulários, carnes, atestados, registros, licenças, certificações, declarações, autentificações, e outros “ões” sufocam os empreendedores Brasileiros.
Abrir um negócio no Brasil pode demorar até 119 dias. È o que nos mostra esta matéria da Revista PME.
O primeiro alvará depende do segundo,que depende do primeiro e assim por diante..
Um País que tem as mais altas taxas de impostos que chega até 67% do faturamento da empresa, sofre também com a burocracia.
Em todos os setores, importação ,exportação,industria,comercio,obras civis, repartições publicas, etc.
A burocracia inverte a lista de prioridades dos pequenos e médios empresários Brasileiros.
Para as empresas que exportam é demorado, sofrem com a burocracia.
São 13 dias no mínimo, que uma carga permanece no porto nos quais seis dias são gastos para providenciar documentos,gerando um custo de 1105 dólares.
Importar demora ainda mais, é de 17 dias o tempo mínimo que cada carga permanece no porto, dos quais 8 dias são gastos para providenciar documentos, o que pode resultar num custo de 1445 dólares em armazenamento.
O Empreendedor Brasileiro precisa ter paciência e muita disposição para enfrentar todos esses processos. Talvez seja por isso que a palavra Burocracia está relacionada á ineficiência,papelório e demora, é inadmissível que em pleno século 21,com toda tecnologia existente haja tanta demora em processos que em outros países dura três vezes menos tempo.
Isso desestimula e retrai o crescimento das empresas Brasileiras. Afetando toda uma sociedade, que só perde por isso.
Processos