Implantação de uma suinocultura
IMPLANTAÇÃO DE UMA SUINOCULTURA
Componentes:
SUMÁRIO
1. Descrição do projeto _ _ _ _ _ _ _ _ _ _ _ _ _ _ _ _ _ _ _ _ _4
2. Justificativa do projeto _ _ _ _ _ _ _ _ _ _ _ _ _ _ _ _ _ _ _ _5
3. A criação de suínos_ _ _ _ _ _ _ _ _ _ _ _ _ _ _ _ _ _ _ _ _ _6
3.1O processo de criação _ _ _ _ _ _ _ _ _ _ _ _ _ _ _ _ _ _ _ _7
3.2Ciclo_ _ _ _ _ _ _ _ _ _ _ _ _ _ _ _ _ _ _ _ _ _ _ _ _ _ _ _ _ _ 8
3.3Riscos da criação_ _ _ _ _ _ _ _ _ _ _ _ _ _ _ _ _ _ _ _ _ _ _9
4. Viabilidade do projeto _ _ _ _ _ _ _ _ _ _ _ _ _ _ _ _ _ _ _ _ 10
5. Conclusões _ _ _ _ _ _ _ _ _ _ _ _ _ _ _ _ _ _ _ _ _ _ _ _ _ _11
6. Referência bibliográficas _ _ _ _ _ _ _ _ _ _ _ _ _ _ _ _ _ __12
1. Descrição Do Projeto
O presente sistema de produção está direcionado para a engorda. Todas as etapas de produção a partir da compra dos filhotes estão previstas para serem desenvolvidas seguindo o principio do projeto.
As orientações descritas neste documento aplicam-se a sistemas de produção que executam apenas parte das etapas de produção de suínos, que recebe os leitões de uma Unidade de Produção de Leitão e executa as fases de crescimento e terminação.
As etapas de produção aqui descritas serão pra sistema de criação intensivo onde os animais são mantidos em confinamento, porém em algumas fases da vida podem ter acesso a piquetes com gramíneas e leguminosas. Recebem ração balanceada, práticas sanitárias e instalações apropriadas. Há também, neste sistema, a possibilidade de controle da ventilação, da temperatura e da umidade do ar.
Também vamos falar sobre o manejo com os dejetos porque dependendo da idade, o suíno pode produzir de 1,1 a 18,8 kg de dejetos por dia. Para os sistemas de confinamento, nos quais os animais não dispõem de piquetes para distribuir suas dejeções, elas podem ser reaproveitadas como fertilizante alimento para peixes ou podem passar por processo de