Burocracia e adhocracia certo
Etec Parque Belém
Administração Burocrática e Adhocrática
São Paulo – SP
2015
Centro Estadual de Educação Tecnológica Paula Souza
Etec Parque Belém
Administração Burocrática e Adhocrática
Bruno T. Santos
Claudia Maria
Elisa Mendes de França Oliveira
Júlia Camargo
Júlio Pinho
Letícia Almeida Marciano
Patrícia X. Oliveira
Natanael Silva
São Paulo – SP
2015
1. Introdução Burocracia
A Burocracia é um conceito administrativo muito grande usado principalmente por um sistema hierárquico, com alta divisão de responsabilidade, onde seus membros executam profundamente regras e normas padrões, como a construção de uma máquina. A Teoria da Burocracia na opinião de Max Weber, um importante sociólogo, jurista, historiador e economista alemão, incluem as pessoas em geral, a concentração dos meios da administração, um efeito de facilitar as diferenças sociais e econômicas e a ação de um sistema da autoridade segura como os conflitos pelo domínio das leis, as orientações e as posições que os oficiais ocupam em um grupo, etc.
.
2. Fundamentos
2.1. Bases da Teoria da Burocracia
O conceito central da teoria da burocracia é a autoridade legal, racional ou burocrática. Os subordinados aceitam as ordens dos superiores porque concordam com um conjunto de decisões ou normas que consideram legítimos e dos quais não tem rumo certo.
A obediência não é devida a alguma pessoa em si, mas a um conjunto de regulamentos legais antes organizados.
O luxo administrativo que corresponde a dominação legal é a burocracia. A posição dos funcionários (burocratas) é definida por regras impessoais e escrita que resumem de forma racional a hierarquia, os direitos e deveres próprios a cada posição, os métodos de recrutamento e seleção, etc.
2.1.1. Características
Fatores Principais para o Desenvolvimento da Moderna Burocracia
- O desenvolvimento de uma economia monetária;
- O crescimento