ARTE E CULTURA Quest Es
QUESTÕES
Para responder à questão 01, é preciso ler os textos O direito à memória: análise dos princípios constitucionais da política de patrimônio cultural no Brasil (1988-2010), de José Ricardo Oriá Fernandes; Pedras e emoções: os percursos do patrimônio, de Marlise Giovanaz e Mineradora danifica pinturas rupestres em Morro do Chapéu, disponíveis em nosso AVA.
Questão 01 (2,0 pontos) – Com base na leitura da Aula 01 do nosso módulo, dos textos O direito à memória: análise dos princípios constitucionais da política de patrimônio cultural no Brasil (1988-2010), de José Ricardo Oriá Fernandes, e Pedras e emoções: os percursos do patrimônio, de Marlise Giovanaz, bem como a reportagem Mineradora danifica pinturas rupestres em Morro do Chapéu, construa um único texto que obrigatoriamente explique:
O que podemos entender por preservação do patrimônio? Danificar rochas e cavernas vai de encontro à noção de preservação do patrimônio material? Em que medida?
De algum modo, Marlise Giovanaz coloca em cena a necessidade de uma mobilização social para a manutenção dos patrimônios materiais que compõem a cidade. Qual o papel do Estado e dos cidadãos na preservação desses bens?
Para você, por que é importante preservar os patrimônios, tanto materiais quanto imateriais?
Justifique sua resposta em um texto de, no mínimo, 10 linhas e, no máximo, 30 linhas.
A preservação do patrimônio é algo de tamanha importância para o avanço social e cultural de um povo. Assim, é possível através das obras, obter informações que refletem seus costumes, crenças e ideias, ou seja, a sua identidade. É o referencial social que impulsiona à transformação para que o homem melhor se localize no tempo e espaço. É um crime danificar rochas e cavernas, pois fazem parte da nossa história, de um povo que não volta mais. É um patrimônio material, de valor imaterial, que dever ser bem cuidado. A responsabilidade pelos cuidados dos patrimônios, como diz a Constituição de 1988, não é apenas