Organização - osm
Uma organização é uma combinação intencional de pessoas e de tecnologia para atingir um determinado objetivo. Uma empresa é uma organização. Também é um departamento, um setor, uma seção dentro de uma organização maior. Vivemos numa sociedade eminentemente organizacional. Nas sociedades complexas, o homem, em todas as etapas de sua vida, desde o nascimento até a morte, é controlado por organizações e nela passa a maior parte de seu tempo. Apesar de as organizações não serem uma invenção moderna – podemos citar, na antiguidade, as antigas construções da Babilônia, os grandes impérios chineses, o Arsenal de Veneza, etc., como por exemplo as organizações de certa eficiência.
A sociedade moderna assemelha-se, muitas vezes, a um campo de batalha em que se enfrentam gigantes da organização. Já os recursos humanos, contam-se entre os principais meios de que dispõe as organizações para atingir suas metas. Os empregados satisfeitos trabalham mais e melhor que os frustrados. Dentro de certos limites a felicidade eleva a eficiência na organizações.
Assim como as pessoas, as organizações têm um caráter próprio que as destingue das demias, isto é, elas desenvolvem um identidade própia. Substituição de pessoal, divisão de trabalho, presença de centros de poder que controlam e coordenam equipes e setores em busca de um bom resultado.
Burocracia segundo Weber
Analisando a função e o exercício do poder na sociedade, no afã de formular as leis do comportamento social , concluiu, após detalhados estudos históricos que Segundo Weber, existem três pontos essenciais de onde nasce a capacidade de influenciar, que constitui a base do poder: a lei e os tradicionais; a liderança individual; o conjunto de servidores públicos. Nós seres humanos, passamos boa parte do tempo de nossas vidas numa acomodação social, bastante coerente, durável e formal, que se denomina ‘’Burocracia’’.
É