burnout
As leis brasileiras de auxilio ao trabalhador já contemplam essa síndrome.Para entender melhor o burnout, deve-se entender o que é estresse. Estresse significa fadiga, cansaço. È causado por um estímulo ou agente estressante, elemento que vem a interferir no equilíbrio homeostático do organismo, ou tem a ver com as demandas que ele sofre. Esses agentes podem ser provenientes do ambiente externo (estresse físico), ameaçadores da integridade do individuo ou de seu patrimônio (estressores cognitivos) ou derivam de componentes afetivos (estressores emocionais).
Diante de um agente estressor, o organismo tende a enfrentá-lo ou fugir. Nisso, tem inicio o processo de estresse, subdividido em três fases: Reação de alarme, onde o organismo é exposto ao agente estressor, que ainda é dividida em fase de choque (onde aparece o agente) e fase de contrachoque (onde o organismo põe em funcionamento suas defesas), Etapa de resistência, onde há uma adaptação do organismo a aparição do agente estressor e a etapa de esgotamento, onde reaparecem os sintomas da etapa de alarme, com consequente deteriorização do organismo. A exposição à agentes estressores pode ser estimulante e excitante ao individuo, possibilitando crescimento, prazer e outras sensações, sendo este conjunto denominado Euestresse. O mais comum de ocorrer é o Destresse, onde o estressor tem caráter negativo, é mais prolongada e denota maior gravidade.
O processo de estresse também interfere na função imunológica. Vários pesquisadores assinalam a influência direta do mundo do trabalho como