023281072038

294 palavras 2 páginas
Concretizações Do Cuidado
A palavra cuidado apresenta várias derivações, contudo sempre terá a idéia de preocupação e inquietação por alguém. A pessoa que tem cuidado, tem amor e preocupação por algo ou por alguém. Do contrário, não há cuidado, há des-cuido.

Assim como Leonardo Boff, em Saber Cuidar, lembra-nos da importância do cuidado a partir do ato de cativar. Ao se cativar alguém, ganha-se sua simpatia.

Outro fator importante é o cuidado com os pobres, oprimidos e excluídos, já que se encontram à margem da sociedade, por causa de uma injusta divisão de bens materiais. À medida que a tecnologia avança, cruelmente, aumenta o número de excluídos, principalmente, nos países subdesenvolvidos em que a distribuição de renda sempre foi desigual.

É preciso considerar que para acabar com essa desigualdade, faz-se necessário um movimento de cima para baixo, ou seja, faz-se necessária uma política pública. Entretanto, não pode ser a política que vem sendo exercida, uma vez que essa apenas perpetua o estado de exclusão de uma grande camada da população.

Por outro lado, o autor sugere uma conscientização por parte dos excluídos para que eles, sim, tenham voz e vez de mudar o quadro de injustiças sociais. Precisa-se da libertação dos oprimidos por eles mesmos. A partir do cuidado com os pobres, oprimidos e excluídos, o planeta globalizado será, realmente, globalizante atento às necessidades básicas de cada cidadão, dando-lhes, enfim, subsídios de viver e não somente de sobreviver no nosso planeta. Ao contrário do que se pensa, não basta desenvolver o país com tecnologias de ponta (instrumentos high-tech), antes é preciso equilibrar as camadas sociais.

Relacionados