Atividade de Parasitologia
Machos: São um pouco menores, medem cerda de 20 a 30 cm de comprimento, apresentam dois espículos iguais que funcionam como órgãos acessórios da cópula, a extremidade posterior é fortemente encurvada para a face ventral.
Fêmeas: São um pouco maiores, medem cerda de 30 a 40 cm, sendo a extremidade posterior da fêmea retilínea.
2- O que é o Echinococcus granulosus? O que provoca?
O E. granulosus pertence ao filo Plathyhelminthes, classe Cestoda, família Taeniidae. A forma adulta ocorre nos canídeos e a sua forma larvar em uma grande gama de herbívoros. Podendo causar hidatidose, sendo as mais comuns e mais graves no homem a hepática, pulmonar, cerebral ou osséa.
3 - Diferencie o Schistosoma mansoni macho e fêmea.
Macho: Mede cerca de 1cm, tem coloração esbranquiçada e possui o canal ginecóforo onde acomoda a fêmea para acasalamento.
Fêmea: Mede cerca de 1,5cm e possui coloração mais escura.
4- Como é a larva cercária? O que provoca?
As cercarias são larvas de Schistosoma mansoni, medem aproximadamente meio milímetro, multicelulares e que possuem a cauda bifurcada. As cercárias penetram a pele do homem, devido aos seus movimentos intensos, transmitindo a doença esquistossomose.
5- O que é a larva filarióide do Strongyloides?
A larva filarióide é a forma infectante do Strongyloides.
6- Cite os males causados pelo Plasmodium malariae nas hemácias.
Os merozoítos chegarem a corrente sanguínea infectando se multiplicando dentro das hemácias que se rompem liberando mais merozoítos que vão infectar mais hemácias. Podendo chegar ao fígado ou causar anemia grave devida a destruição das hemácias, porém nessa espécie de Plasmodium, os merozoítos infectam em maior quantidade as hemácias velhas, o que não agrava tanto a doença.