Atividade parasitologia
Herpes genital é uma doença sexualmente transmissível de alta prevalência, causada pelo vírus do herpes simples (HSV), que provoca lesões na pele e nas mucosas dos órgãos genitais masculinos e femininos. Uma vez dentro de um organismo, dificilmente esse vírus será eliminado, porque se aproveita do material fornecido pelas células do hospedeiro para sua replicação. Além disso, como se esconde dentro das raízes nervosas, o sistema imunológico não tem acesso a ele.
Existem dois tipos de HSV:
a) O tipo 1, responsável pelo herpes facial, manifesta-se principalmente na região da boca, nariz e olhos;
b) O tipo 2 que acomete principalmente a região genital, ânus e nádegas. Período de incubação
Varia de dez a quinze dias após a relação sexual com o/a portador/a do vírus, que pode ser transmitido mesmo na ausência das lesões cutâneas ou quando elas já estão cicatrizadas.
Herpes genital na gravidez pode provocar abortamento espontâneo, uma vez que existe a transmissão vertical do vírus. E mais: herpes congênito é uma doença extremamente grave e letal.
Complicações
Algumas complicações podem acontecer com o paciente com herpes genital. Dentre elas: * Aumento do risco de se contrair outras doenças sexualmente transmissíveis. * Risco de infecção do bebê no caso de mulheres gestantes. A infecção no recém-nascido pode causar danos cerebrais, cegueira e até morte. * Meningite, que pode acontecer se o vírus atingir as meninges (membranas que recobrem e protegem o cérebro). * Problemas no fluxo urinário e também infecção urinária. * Infecção retal, chamada de proctite.
Sintomas
* Feridas dolorosas (bolhas) nos genitais (por exemplo, no pênis de um homem ou na área ao redor da vagina de uma mulher), coxas e nádegas. * Febre (normalmente só na primeira erupção das bolhas). * Mal-estar geral, dor muscular. * Corrimento vaginal * Dor ao urinar * Dificuldade para urinar * Dor durante a relação sexual *