burj khalifa
Descrito como “Cidade Vertical” e “Maravilha Viva”, Burj Khalifa no coração do centro da cidade de Dubai, é também o edifício mais alto do mundo.
Desenvolvido pela Emaar Properties PJSC, estabelecida em Dubai, Burj Khalifa eleva-se graciosamente do deserto e honra a cidade com sua extraordinária união de arte, engenharia e minúcia de trabalho.
Com 828 metros, o equivalente a um edifício de 200 andares, Burj Khalifa tem 160 pisos habitáveis, número superior a qualquer outro edifício no mundo. A construção durou de 2004 a 2010 e girou em torno de 1,5 bilhões de dólares. O edifício conta com apartamentos residenciais, andares de escritórios, um luxuoso hotel Armani, um deque de observação, além de ser cercado por um belo parque com lagos e fontes. O deque de observação “At The Top“, a 442 metros de altura (124º andar), é uma das principais atrações turísticas da cidade. Do topo, pode-se ver uma vista em 360 graus do oceano, do deserto e da cidade.
Mais de 330 mil metros cúbicos de concreto, foram usadas e 39 mil toneladas de vergalhões de aço (a quantidade de aço utilizada poderia envolver ¼ da circunferência da Terra). Além de suas vantagens estéticas, a forma do arranha-céu ajuda a suportar fortes ventos devido a sua forma. A superestrutura é suportada por um tapete de concreto armado, que por sua vez é apoiado por estacas de concreto armado furado. A alta densidade, o concreto de baixa permeabilidade foi utilizado nas fundações para minimizar os efeitos prejudiciais dos produtos químicos corrosivos presentes na água subterrânea local. No topo do Burj Khalifa encontra-se a sua torre telescópica composta de mais de 4.000 toneladas de aço estrutural. O revestimento exterior é composto de vidros reflexivos, projetados para suportar o calor extremo do verão de Dubai. O prédio também possui um potente sistema de refrigeração de 145 mil toneladas, garantindo um clima ameno até nos andares mais altos.
Com um total de área construída de 526 000