Burj Khalifa
Quando pensamos em viagens internacionais para conhecer as mais belas construções do mundo, logo queremos ir para o Empire State, o famoso prédio do King Kong, ou queremos ir ao memorial do World Trade Center ou até mesmo no Willis Tower em Chicago achando que essas construções podem ser as mais altas e belas já feitas pelo homem, certo? Errado.
Quem pensa isso, possivelmente nunca ouviu falar do Burj Khalifa, o arranha céu mais alto do mundo feito pelas mãos humanas.
Localizado em Dubai, nos Emirados Árabes Unidos, o Burj Khalifa é o mais alto prédio do mundo, com 828 metros de altura.
Ele começou ser construído em 21 de Setembro de 2004 e foi concluído em 1 de Outubro de 2009 mas sua inauguração oficial foi em 4 de Janeiro de 2010.
A principio, o edifício teria o nome de Burj Dubai até Dezembro de 2009 quando o governo de Abu Dhabi, sua cidade vizinha, emprestou U$$ 10 bilhões de dólares para que evitasse o calote em investidores de sua principal companhia, a Dubai World. Com esse empréstimo do Emir de Abu Dhabi, o Xeique Khalifa Bin Zayed Al Nahyan, o edifício passou a se chamar de Burj Khalifa em sua homenagem. O Emir Khalifa é também o presidente dos Emirados Árabes Unidos.
O Burj começou a ser construído sem ter o seu projeto final. O engenheiro chefe da obra, David Brandfort, começou as obras, pois tinha medo de que atrasassem esperando os engenheiros terminarem o projeto. Foram necessários 380 engenheiros de todos os tipos e nacionalidades e mais de 12 mil operários para erguer o Burj.
Para construir sua base eles usaram um método de concretagem chamado Formas Deslizantes. O que seria isso? Eles constroem moldes na base. Em seguida colocam barras de aço para reforçar e despejam o concreto. Quando o concreto assenta, a equipe ergue o molde para o próximo nível e o processo começa novamente crescendo um andar por semana. Todo o concreto usado na obra do Burj foi produzido pela equipe. Eles armazenaram mais de