Mito da caverna
Os SSD são sistemas interativos sob controle do usuário e oferecem dados e modelos para solução de problemas semi-estruturados.
Um problema semi-estruturado é aquele no qual somente partes do problema possuem uma resposta definida fornecida por uma metodologia aceita.
As tomadas de decisão são únicas ou rapidamente modificadas e não facilmente especificadas com antecipação.
Utilizam tanto informação interna dos processos e operações da empresa como também externas.
São projetados especialmente para que os usuários possam trabalhar diretamente com eles, fazendo parte deste um software amigável. Os usuários podem trocar suposições , fazer perguntas novas e incluir novos dados.
SIMULAR na acepção da palavra é fazer parecer real o que não é , é fingir, aparentar. Desta forma, uma aplicação que pretenda simular uma situação deve recriar , no ambiente computacional, uma situação real considerando as variáveis intervenientes no processo decisório.
A esta recriação da situação real chamamos de cenário que no contexto empresarial tem a função de balizar as decisões a serem tomadas aferindo os resultados obtidos dentro de um dado panorama e permitindo a correção do curso das ações.
Em termos empresariais , a simulação é uma ferramenta de análise poderosa. Hoje em dia, com a atual competitividade mundial a simulação tornou-se uma ferramenta eficaz para o planejamento, projeto e controle de sistemas. É um método indispensável na solução de problemas.
Um SSD é interativo e nunca congela as necessidades de informação. O foco está na dinâmica com o usuário.
Fornece aos usuários um conjunto flexível de ferramentas para analisar importantes blocos de dados.
TIPOS BÁSICOS DE SSD’s
guiados por modelos(modelos financeiros, estatísticos etc.) guiados por dados(uso de datamining)
Os primeiros SSD desenvolvidos no final dos anos 70 e 80 eram principalmente guiados por modelos tendo como