Relatorio Burj Khalifa
O edifício faz parte de uma complexo comercial e residencial de dois quilômetros quadrados de área chamado "Downtown Burj Dubai", localizado ao lado das duas principais avenidas da cidade, a Sheikh Zayed Road e a Financial Centre Road. O arquiteto do edifício é Adrian Smith, que trabalhou com a Skidmore, Owings e Merrill até 2006. A empresa de arquitetura e engenharia sediada na cidade estadunidense de Chicago ficou encarregada do projeto. As primeiras empreiteiras são a Samsung Engineering & Construction, a Besix e a Arabtec. A Turner Construction Company foi escolhida para comandar o projeto.
O orçamento total do projeto do Burj Khalifa girou em torno de 1,5 bilhão de dólares e para toda a nova "Downtown Dubai", 3,000 dólares.
4 ANÁLISE E DISCUSSÃO DOS DADOS
Inaugurado em 2010 o Burj Khalifa é a estrutura mais alta do mundo, com um custo de 1,5 bilhões de dólares, seu projeto inicial seria de 10 metros mais alta que o arranha céu mais alto já existente, porém, a base estrutural dela, poderia suportar alturas de até 300 metros acima do arranha céu Tokyo Skytree, originando assim um arranha céu com altura de 828 metros, contendo em seu interior, 900 apartamentos, um hotel com 160 quartos e 37 andares de escritório, um edifício que para se mantem eletricamente ligado necessita de 36 mega watts e em casos de apagões 5 super geradores o mantem ligado.
4.1. FUNDAÇÕES
Sua estrutura é composta por um núcleo reforçado em forma de hexágono localizado no centro do edifício e para diminuir o torque e as forças de tensão sobre a estrutura para que o edifício consiga ser alto, foram instalados três assas que partem do núcleo para diferentes direções,