relatório burj khalifa
O maior prédio do mundo, assim como a estrutura mais alta já construída pelo homem. Há 828 metros de altura, custou 1 bilhão e meio de dólares. Localiza-se na cidade de Dubai nos Emirados Árabes.
A obra durou cerca de 6 anos, entre os anos de 2004 à 2010.
Foi utilizado concreto armado e aço para a construção do Burj Khalifa, pois era o jeito mais rápido, utilizando um processo chamado forma deslizante, colocando moldes na base, depois encerem barras de aço reforçado e despejam concreto, quando o concreto assenta sobem o molde para cima e repeti o processo.
Por causa da altura que os engenheiro queriam superar, para a base do prédio os engenheiro e arquiteto criaram um novo sistema chamado de núcleo reforçado, que seria um hexágono central no meio do edifício reforçado com três asas.
O concreto teve que ser despejado à noite, pois era mais fresco, o calor intenso da cidade de Dubai faz com que ele endureça quase que instantâneo durante o dia, além de utilizar água gelada e gelo na sua mistura. Para levar o concreto para cima, foram usadas três das bombas de concreto mais potentes do mundo, em 32 meses bombeiam 165 mil metros cúbicos de concreto.
As bases foram montadas muito antes de decidirem a altura final do edifício.
Nesse tipo de fundação depende do atrito entre o solo e a lateral das estacas. Sob a torre tem 192 estacas de aço a 50 metros de profundidade.
Para transporte materiais para cima foi utilizado três dos maiores guindastes do mundo. Por causa da altura o vento podia prejudicar a obra, então foi contratado um especialista para adaptar a obra, melhorando a forma suavizando os cantos, reduzindo a largura da torre conforme altura e reorientando a torre.
Foram usado 24 mil painéis de vidro, que pesam 750 kg cada. Os painéis são feitos basicamente de vidro e alumino.
O prédio tem as sacadas externas mais altas do mundo. Vidros balaustrados, divisórias e treliças foram utilizados para proteger as pessoas dos ventos.
Um