Narrativa literária
9º ano: Textos literários: (volume 1)
Nesse ano, vamos dar ênfase ao estudo de textos literários. Diferentemente do que fazíamos no ano passado, quando dávamos atenção exclusiva à interpretação dos textos, devemos encarar os textos literários de acordo com especificidades da literatura.
Primeiramente, devemos atentar para a estreita relação da literatura com as outras formas de arte. Poesia, pintura, arquitetura, teatro, música, escultura – essas são algumas dentre as várias manifestações artísticas. E já que a arte pode revelar-se de múltiplas formas, podemos concluir que há entre essas manifestações artísticas pontos em comum e pontos particulares.
Dentre os pontos comuns, o principal é a própria essência da arte, ou seja, a possibilidade de o artista recriar a realidade. O artista, a partir de sua visão sensível, cria através da arte uma visão particular do mundo:
“A arte é uma transformação simbólica do mundo. Quer dizer: o artista cria um mundo outro, que se baseia, ou não, na realidade imediata. Naturalmente, esse mundo que o artista cria ou inventa nasce de sua cultura de sua experiência de vida, das idéias que ele tem na cabeça, enfim, de sua visão acerca do mundo.” Ferreira Gullar.
A arte literária
A literatura é, assim como a pintura, escultura, música, por exemplo, uma forma de arte. No entanto, a literatura se vale da palavra como essência para a manifestação de sua arte, ao passo que a pintura se vale das cores, a escultura das formas e a música dos sons:
Literatura é arte. É um ato criador que, por meio da palavra, cria um universo autônomo, realista ou fantástico, onde seres, coisas, fatos, o tempo e o espaço, mesmo que se assemelhem aos que podemos reconhecer no mundo concreto que nos cerca, ali transformados em linguagem, assumem uma dimensão diferente: pertencem ao universo da ficção. Nely Novaes Coelho. Elementos estruturais da narrativa (resumido)
“Apesar da universalidade e da enorme