relatório burj khalifa
Detalhes: O Burj Khalifa é um arranha-céu de 163 andares com 828 metros de altura, contando com um hotel de 160 quartos, 37 andares de escritórios e 900 apartamentos.
Prazo de execução:
A obra que teve inicio em janeiro de 2004 não tinha prazo inicial, levando em consideração que o projeto ainda não estava concluído, porem eles tinham que construir o mais rápido possível para que o grande investimento obtive-se retorno. Durante a obra, planejaram como prazo 6 anos após o inicio, com previsão de termino para janeiro de 2010, prazo este que foi cumprido apesar das adversidades.
Custo:
Assim como o prazo de execução, não havia estimativa do custo final da obra, esta que após o termino das construções teve despesa de 1,5 bilhão de dólares.
Fundação:
Na região em que foi construído o edifício, não havia rocha que sustentaria o peso da obra, dessa forma usaram o atrito como fundamento para a sustentação do Burj Khalifa, sendo que o peso deste aumenta o atrito entre as estacas e o solo. Foram colocadas 192 estacas à 50 m de profundidade e 3,7 m de espessura.
Forma do edifício:
A obra é formada por um hexágono central que tem a função de sustentar o torque, sendo que o núcleo foi reforçado em 3 asas para resistir o peso e a altura do Burj Khalifa. A medida que cresce, as asas vão diminuindo de comprimento para que a luz possa entrar, assim formam varias sacadas externas.
Concreto Armado:
A torre é feita em concreto armado, sendo utilizadas formas deslizantes para acelerar o processo, na qual a equipe cria moldes na base, insere barras de aço reforçado e depois despeja o concreto, quando este assenta a equipe ergue o molde para o próximo nível e repete o processo.
Revestimento:
Para o revestimento do Burj Khalifa foram usados mais de 24.000 painéis de vidros, sendo um grande e um pequeno, sustentados por estruturas de aço