Relatorio do Burj Khalifa
O maior prédio do mundo, considerado um arranha-céu, está localizado em Dubai, nos Emirados Árabes Unidos, é a maior estrutura consequentemente, construída pelo homem, possui 828 metros de altura com 160 andares, o arquiteto responsável pela obra é Adrian Smith e a construção foi desenvolvia pela Samsung Engineering & Construction, da Coreia do Sul.
A construção do arranha-céu começou em 21 de Setembro de 2004 e foi inaugurado no dia 4 de janeiro de 2010. Foi rebatizada devido ao empréstimo feito por Khalifa bin Zayed Al Nahyan, xeque do emirado de Abu Dhabi, depois que este emprestou US$ 10 bilhões para evitar que Dubai desse um calote em investidores de uma de suas principais companhias, a Dubai World.
Construção do Burj Khalifa durou 6 anos e gastou 39 mil toneladas de aço reforçado, 330 mil metros cúbicos de concreto e 22 milhões de horas de trabalho. A fundação reforçada do prédio tem 50 metros de profundidade e leva mais de 110 mil toneladas de concreto.
Foram usadas misturas especiais de concreto para suportar as pressões externas do peso do prédio. A consistência desse material foi algo muito bem pensado, pois era necessário um concreto que pudesse resistir às milhares de toneladas da estrutura do prédio e às temperaturas do Golfo Pérsico, que podem chegar a 50 °C. A solução encontrada foi não derramar o cimento durante o dia; no verão foi adicionado gelo à mistura que vertia durante a noite, quando o clima é mais frio e úmido. O concreto usado foi refrigerado uniformemente para que ficasse menos propenso a secar rapidamente e quebrar.
Uma curiosidade do edifício, é que visto de cima ele forma uma flor-de-lótus.