Indios
Alexandra
Introdução
Olá, hoje vamos falar de como viviam os índios no tempo do Padre António Vieira. Antes de começarmos a explicar a cultura dos índios na altura, começaremos por falar da Companhia de Jesus, e de um pouco da relação de Padre António Vieira com os índios, para percebermos melhor o contexto em que se insere a informação que daremos em seguida.
1 Slide (Companhia de Jesus)
A Companhia de Jesus (em latim: Societas Iesu, S. J.), cujos membros são conhecidos como jesuítas, é uma ordem religiosa fundada em 1534 por um grupo de estudantes da Universidade de Paris, liderados pelo basco Íñigo López de Loyola, conhecido posteriormente como Inácio de Loyola. A Congregação foi reconhecida por bula papal em 1540. É hoje conhecida principalmente por seu trabalho missionário e educacional. Os jesuítas chegaram ao Brasil em 1549 liderados por Manuel de Nóbrega e começaram sua catequese erguendo um colégio em Salvador da Bahia, fundando a Província Brasileira da Companhia de Jesus. Cinquenta anos mais tarde já tinham colégios pelo litoral, de Santa Catarina ao Ceará. Quando o marquês de Pombal os expulsou, em 1760, eram 670 por todo o país, distribuídos em aldeias, missões, colégios e conventos.
A Companhia de Jesus foi também uma parte fundamental da ligação de Padre António Vieira com o Brasil.
2 Slide (Padre António Vieira no Brasil)
Padre António Vieira foi uma das mais influentes personagens do século 17 em termos de política e oratória, destacando-se como missionário em terras brasileiras, para onde foi pela primeira vez em 1614, altura também em que começa a frequentar as aulas no Colégio dos Jesuítas, onde apesar de ter começado por ter dificuldades rapidamente se tornou um brilhante aluno, num momento que muitos recordam como o ‘estalo de Vieira’ em que, nas palavras do Padre ‘’tudo clareou e ficou mais fácil recordar as coisas”.
Ingressa na Companhia de Jesus como noviço em maio de 1623. Em 1624 com a invasão holandesa