O burj khalifa national
Quanto maior a torre maior deveria ser a base, para construir o burj khalifa eles precisariam de uma área enorme que é difícil de negociar, o mais importante é que o local ficaria muito escuro, nos difícil as vistas são importantes.
Para criar uma torre mais alta com espaços internos mais claros, Bill Baker e sua equipe desenvolveram um novo sistema estrutural designado de núcleo reforçado que consiste num núcleo hexagonal reforçado por três contrafortes em forma de “Y”.
O revestimento exterior é composto de vidros reflexivos, projetados para suportar o calor extremo do verão de Dubai.
Com famosos trabalhos arquitetônicos no Terminal Haj do aeroporto de Jeddah e Banco Comercial Nacional, a SOM não era estranha no mundo do design do Médio Oriente. A SOM incorporou padrões e elementos da arquitetura islâmica tradicional, mas a sua musa inspiradora foi uma flor do deserto da região, a Hymenocallis, cuja estrutura harmoniosa é um dos princípios de organização do modelo arquitetônico da torre. Três “pétalas” estão dispostas de forma triangular e unificada no centro, e em vez dos padrões idênticos repetidos, o plano arquitetônico apresenta andares que se sucedem em forma circular e recuada. Foram utilizados para a construção da fundação de concreto e aço, que possui 192 estacas; cada estaca tem o diâmetro de 1,5 metros por 43 metros de comprimento, enterrado a mais de 50 metros de profundidade para sustentar uma estrutura de concreto de 3,7 metros de espessura, essas fundações vão precisar sustentar um edifício que pesa mais de 500 mil toneladas.
O vento tornou-se um problema, e foram feitos testes no túnel de vento para evitar maiores danos. Três melhorias aerodinâmicas foram desenvolvidas como resultado do teste, uma delas foi melhorar as formas da estrutura