UNIVERSIDADE DE UBERABA
INSTITUTO DE FORMAÇÃO DE EDUCADORES
CURSO A DISTÂNCIA DE PEDAGOGIA
Turma 02
TRABALHO DE CONSTRUÇÃO DE APRENDIZAGEM
3ª ETAPA
Colatina-ES
2014
Resenha comparativa do filme “Como estrelas na terra, toda criança é especial”, à fundamentação teórica do capítulo 07 “Educação Escolar para Todos”.
Título no Brasil: Somos Todos Diferentes/ Como Estrelas na Terra, Título Original: Taare Zameen Par/ Stars on Earth, País de Origem: India, Gênero: Drama, Tempo de Duração: 165 minutos, Ano de Lançamento: 2008, Estúdio/ Distrib: Aamir Khan Productions, Direção: Aamir Klan.
TOSTA, C. G. et al. Criança e desenvolvimento II/ Necessidades educativas e educação inclusiva. São Paulo: Pearson Prentiche Hall, 2010, p. 271-311.
O filme relata a história de um menino de 09 anos, chamado Ishaan Awasthi, com grandes dificuldades para ler e escrever, mas com grande potencial fazia desenhos lindos, estava cursando a terceira série pela segunda vez. Ishaan dizia que as letras dançavam em sua frente e não conseguia ler e prestar atenção nas aulas, seu pai dizia que era preguiçoso e indisciplinado.
Após tantas reclamações da escola, o pai de Ishaan, resolve mandá-lo para um colégio interno, onde a educação é rígida fazendo uso da palmatória. Ishaan com tamanha dor de ter sido separado de sua mãe e seu irmão e sofrendo tantas punições, se fechou num mundo só seu, vivendo pelos cantos triste e não se interessava pelas pinturas.
Mas tudo começou a mudar com a chegada de um professor substituto de artes Ram Skanker Nikumbh, com metodologia inovadora, Ram observou que Ishaan não participava das aulas de pinturas e só vivia pelos cantos, Ram se interessou por Ishaan e descobriu que não conseguia aprender a ler e escrever, Ram consultou seus cadernos e percebeu que Ishaan cometia os mesmos erros, que tinha dislexia, o mesmo problema dele.
Ram, sentindo que precisava resgatar aquele aluno, convenceu o diretor para deixa-lo trabalhar com Ishaan depois do horário