UNIVERSIDADE DE UBERABA
MARINALVA DA SILVA BARBOSA SOUZA
MEMORIAL DESCRITO DE APRENDIZAGEM
GOVERNADOR VALADARES – MG
2015
MEMORIAL MINHA HISTÓRIA ACADÊMICA
Ao ingressar-me no curso de Pedagogia EAD da UNIUBE, meu objetivo inicial era apenas à conclusão desse curso para que eu pudesse continuar trabalhando como professora e monitora. Cheguei com a expectativa de como seria, afinal, conclui o Ensino Médio há mais de 10 anos. Era uma mistura de medo e alegria, pois estava iniciando o tão sonhado curso superior. Confesso que a escolha pelo curso de Pedagogia, não era o curso que eu imaginava fazer, a escolha veio por acaso, dando continuidade uma nova profissão que se abria para mim, ou seja, retomando o meu estudo, estaria dando continuidade à minha formação acadêmica.
Na primeira Etapa, no primeiro dia de aula, por motivo pessoal, precisei faltar na parte da manhã. Estava bastante receosa e curiosa. Esta etapa foi uma das mais difíceis até agora, mas muito importante, aprendi a usar a internet e as redes sócias, de acordo com um padrão ético e moral. Também tive imensa dificuldade ao acessar o AVA, porém uma amiga que na época cursava a 5ª Etapa do Curso de Pedagogia na UNIUBE, acolheu-me várias vezes em sua casa orientando e ajudando-me com meus estudos.
Na segunda etapa, ainda sentia bastante dificuldade, mas já mais tranqüila por dominar melhor meu ambiente de aprendizagem. Nessas duas primeiras etapas, os conteúdos eram maiores e mais quantidade de componentes de estudos. Não foi fácil ir assimilando um a um deles, o componente do Processo Histórico da Educação, foi o mais difícil deles, mas com persistência e determinação, aos poucos fui assimilando os conteúdos, construindo o meu processo de aprendizagem numa prática sócio-interacionista, que, segundo Vygotsky, o aprendizado decorre da compreensão do homem com um ser que se forma, em contato com a sociedade. “Na ausência do outro, o homem não se constrói”. Também, aprendi sobre o Projeto