UNIVERSIDADE DE UBERABA
SUZIANE GOMES DAMASCENO SOUSA
CONTAR HISTÓRIAS: UMA ARTE SEM IDADE
CARIACICA- ES
2015
Livro: contar histórias uma arte sem idade
COELHO, Betty. Contar histórias uma arte sem idade. São Paulo: Ática, 1998.
Resumo:
* no começo a autora se descreve como uma estagiaria numa difícil tarefa de impressionar aquilo que mais adiante seria sua turma, e de suas alternativas a mais cabível era: contar um historia, ressaltando assim a importância da escolha da historia. (p. 7)
Ela também ressalta a importância de ter o prazer no que se faz, não somente para satisfazer a quem esta ouvindo, mais também no intuito de aprender mutuamente. (p. 9)
No capitulo três ela da ênfase nas varias formas de apresentação que uma historia pode ter e todos os recursos de metodologia que podemos adquirir ao estudar a historia. (p.31)
Após a escolha e o estudo criterioso da historia vemos que atingir o inimaginável das crianças que ao ouvirem começam a tirar suas próprias conclusões da historia. Mais tudo isso requer antes uma conversa preliminar para compreensão do publico ouvinte. (p. 47)
O quinto capítulo é fundamental para aprendermos que a partir da historia contada é necessário ter como uma carta na manga, às atividades para propor aos alunos e aprendemos que o final da historia não é de fato seu fim. (p.59)
Citações
“Tentei lembrar os ensinamentos dos professores de didática”. (p. 7)
“o primeiro passo consiste em escolher o que contar”. (p. 12)
“uma vez escolhida a historia a ser contada, passamos a estuda-la”. (p. 20)
“a historia não acaba quando chega ao fim. Ela permanece na mente da criança, que a incorpora como alimento de sua imaginação criadora”. (p. 59)
Ideias pessoais:
//A autora aborda pontos importantes como: escolha da história, e o estudo da história infantil. O livro consegue abranger de maneira simples e cativante formas de apresentação, indo desde uso da oratória a ferramentas como flanelógrafo e gravuras. Além disso, fica