bullyng
MARIA DE JESUS LOPES MOURÃO, 183976
BULLYING ESCOLAR: COMBATER É UMA QUESTÃO DE JUSTIÇA
BAURU
2012
1 Identificação:
Maria de Jesus Lopes Mourão; 183976; Telessala do Pólo Bauru; Nanci Fátima Souza Freitas; São Paulo.
2 Tema:
Pesquisar sobre o bullying Escolar.
3 Problema:
Porque o bullying ainda é tão freqüente nas escolas?
4 OBJETIVOS
4.1 Geral
Analisar as causas de bullying escolar e como combatê-lo.
4. 2 Específicos
- Identificar quais são as principais formas de bullying nas escolas de séries iniciais, nas escolas publicas e privadas da Cidade de Bauru-SP.
- Analisar os procedimentos e as medidas tomadas quando essa agressão é consumada.
- Avaliar as medidas tomadas entre as redes de ensino, se é pedagógica ou jurídica.
- Investigar através de entrevistas com a equipe diretiva, monitora e docente porque é tão difícil administrar um Programa de combate essa agressão nas escolas.
5 JUSTIFICATIVA
O bullying escolar é um problema mundial, sendo encontrado em toda e qualquer escola, não estando restrito a nenhum tipo específico de instituição, tanto as instituições de ensino fundamental ou médio, pública ou privada, rural ou urbana (NETO; FILHO; SAAVEDRA, 2012). A violência está ligada principalmente a desigualdade e exclusão social que existe no Brasil e nos países subdesenvolvidos. A violência associada com as desigualdades são causas do bullying que temos no ambiente escolar, sendo importante ressaltar que estes determinantes sociais estão ligados a vários fatores no convívio cultural e social da juventude (BRASIL, 2012).
Existe uma urgência de implantação de políticas públicas imediatas que proporcionem e apóiem iniciativas de inclusão social de crianças e jovens e que também, objetivem a melhoria do ambiente escolar para que haja uma diminuição da violência, o que também é o objetivo do sistema