Bullying
Bullying é uma situação que se caracteriza por agressões intencionais, verbais ou físicas, feitas de maneira repetitiva, por um ou mais alunos contra um ou mais colegas. O termo bullying tem origem na palavra inglesa bully, que significa valentão, brigão. Mesmo sem uma denominação em português, é entendido como ameaça, tirania, opressão, intimidação, humilhação e maltrato.
2-Quais os tipos de bullying que existe e suas consequências?
∙ física: empurrar, socar, chutar, beliscar, bater;
∙ verbal: apelidar, xingar, insultar, zoar;
∙ material: destroçar, estragar, furtar, roubar;
∙ moral: difamar, disseminar rumores, caluniar;
∙psicológica: ignorar, excluir, isolar, perseguir, amedrontar, aterrorizar, intimidar, dominar, tiranizar, chantagear, manipular, ameaçar, discriminar, ridicularizar;
∙ sexual: assediar, induzir e/ou abusar;
∙ virtual: divulgar imagens, criar comunidades, enviar mensagens, invadir a privacidade (cyberbullying – bullying praticado por meio da internet e de celulares, geralmente de forma anônima.)
Consequências do Bullying: Baixa autoestima, dificuldade de relacionamento social e no desenvolvimento escolar, ansiedade, estresse, evasão escolar, atos deliberados de autoagressão, alterações de humor,dores não especificadas, depressão, pânico, abuso de drogas e álcool, pode chegar ao suicídio e ate atos de violência extrema contra a escola.
3-Em que locais comumente,ocorrem o bullying?
São vários os locais onde ocorrem os ataques: pátios de recreio, playground, banheiros, corredores, salas de aula, bibliotecas, quadras esportivas, salas de informática, laboratórios e imediações das escolas. Também ocorrem em outros locais fora da escola, mas de convivência comum aos alunos, como condomínios, cibers, shoppings e outros locais onde se reúnem. Na maioria dos países, constatou-se que o pátio de recreio é o lugar de maior incidência dos ataques bullying.
4-De que maneira os alunos se envolvem e praticam o