Lajes e concreto armado
NERVURADA
Uma laje nervurada é constituída por um conjunto de vigas que se cruzam, solidarizadas pela mesa. Esse elemento estrutural tem comportamento intermediário entre o de laje maciça e o de grelha.
Segundo a NBR 6118:2003, lajes nervuradas são:
“lajes moldadas no local ou com nervuras pré-moldadas, cuja zona de tração é constituída por nervuras entre as quais pode ser colocado material inerte.”
Lajes nervuradas são aquelas que, a mesa de concreto resiste as tensões de compressão, as barras das armaduras resiste as tensões de tração, e a nervura de concreto faz a ligação mesa, armadura, podendo, também absorver tensões de compressão.
Por possuírem espaços vazios ou preenchidos com materiais leves, propiciam economia de materiais, de mão de obra e de formas. As lajes nervuradas podem ter suas bordas, apoiadas, continua, engastadas ou balanço. O desenvolvimento desse tipo de laje se justifica por simplificar a execução e permitir a industrialização, com redução de perdas e aumento da produtividade, racionalizando a construção e proporcionando economia. É por esses motivos e pela possibilidade do reaproveitamento das formas com sistema de escoras metálicas que as lajes nervuradas são bastante utilizadas em edificações como edifícios de escritórios, escolas, supermercados, hospitais, entre outras.
Tipos de lajes nervuradas:
Moldadas no local
Todas as etapas de execução são realizadas “in loco”. Portanto, é necessário o uso de formas e de escoramentos, além do material de enchimento. Pode-se utilizar formas para substituir os materiais inertes. Essas formas já são encontradas em polipropileno ou em metal, com dimensões moduladas, sendo necessário utilizar desmoldantes iguais aos empregados nas lajes maciças.
Molduras pré-fabricadas;
Nessa alternativa, as nervuras são compostas de vigotas pré-moldadas, que dispensam o uso do tabuleiro da forma tradicional. Essas vigotas são capazes de suportar seu peso próprio e as