bullying
PEDAGOGIA
Palestra sobre Bullying Mediação de Conflitos entre adolescentes
MATÃO
2014
Bullying
Como é divertido ter amigos, principalmente aqueles que são hilários, mais quando a brincadeira começa a ficar ofensiva e você se chateia com algo dito, acho que está na hora de pedir para parar, é claro que nem toda agressão é bullying.
De origem inglesa bullying não tem tradução definida, mais vem de ação do touro, ou situação ruim.
O bullying, afeta milhões de crianças e adolescentes no mundo, simplesmente por serem “diferentes”, as vitimas do bullying são vulneráveis, e estão ligados ao agressor por ter que conviver no mesmo ambiente, todos os dias. Não só pessoalmente, mais por celular, em redes sociais, em todos os lugares onde a grupos de pessoas. O agressor sempre escolhe uma vitima com característica marcante, gosta de platéia e tirar risos da situação. O bulllying ocorre com freqüência e sempre existe a intenção de magoar. Na maioria das vezes a vitima permanece em silencio diante das ofensas, e se sente intimidados pelo agressor, o constrangimento não afeta apenas a vitima, mais todos os que a rodeia, especialmente se não sabem o que fazer.
Na Lei 1494 de 2011 Dispõe sobre crime a intimação vexatória, Já a lei de 4837 de maio de 2012, os artigos especificam claramente cada detalhe dos abusos e julga que bullying é crime um cruel e afeta mais as crianças e adolescente no período escolar.
É um problema grave e precisa ser resolvido o quanto antes, e a percepção desse problema é a melhor maneira de ajudar a vitima. É comum que os assediados apresentem depressão, ansiedade isolamento social, baixa auto estima, medo , insônia . Conhecendo o problema é possível mediar, participando da vida da vitima e do agressor, o dialogo, a inclusão, o reconhecimento e o respeito tem que ser entendido. E a cada um manter o seu espaço. Estar ciente que ser diferente não é vergonha e nem defeito e