Bullying: combate e prevenção
Para evitar o bullying os pais têem um papel muito importnte, devendo estar atentos a sinais que possam denunciar esta prática, sendo o seu educando o vitima ou o agressor. Por isso deverá estar atento aos seguintes sinais:
-se o seu filho tem alguma característica na sua personalidade ou na sua fisionomia que o coloca na situação de ser “alvo fácil”, procure um psicólogo.
-esteja atento, observe o seu filho a brincar com os outros colegas, solicite aos professores o parecer deles.
-não se torne hiper-protector, mas vigie com atenção
-não se esqueça que o seu filho pode precisar de ajuda
-se o seu filho é muito agressivo, esteja atento, ele pode ser autor de Bullying a não ter consciência do sofrimento que provoca nos outras crianças.
Como combater
A guerra ao bullying deve começar na infância, instruindo ascrianças a não praticarem e a não virarem vítimas. É difícil encontrar alguém que nunca tenha testemunhado ou sofrido com este tipo de “brincadeiras”, porém, quantas dessas pessoas souberam identificar a situação e procurar ajuda? A omissão é o maior aliado dobullying nesse caso, pois ele se traveste de situações vistas como engraçadas e inocentes e não recebe a atenção necessária dos pais, professores e responsáveis.
A família é a base de tudo. Pesquisas revelam que criancas que presenciam situações de violência dentro de casa tendem a reproduzir esse comportamento ou, pelo contrário, tornam-se vítimas propensas a sofrer com o bullying. Por outro lado, crianças que possuem uma autoestima elevada e facilidade de relacionamento social dificilmente deixam-se impressionar por intimidações. Portanto, tão importante quanto dar o exemplo dentro de casa usando palavras de motivicao e incentico; e estabelecer o fortalecimento da rede de amizades de criancas e celebrar suas conquistas pessoais, tudo isso criará uma sensação de segurança e proteção para a