O monge e o executivo
Site: SUBMARINO - http://www.submarino.com.br
a) História do Submarino empresa virtual que colhe bons resultados
A VITÓRIA DA PERSISTÊNCIA
Num cenário em que as empresas virtuais sumiram do mapa, Flávio Jansen, do Submarino, colhe bons resultados.
Não faz uma década que o Brasil começou a navegar na internet e menos de seis anos que os primeiros brasileiros começaram a fazer suas compras sem sair de casa. "Ainda há quem acredite que as lojas virtuais são pouco seguras, não existem fisicamente e são incapazes de entregar um jogo de canetas no interior da Amazônia", afirma Flávio Jansen, presidente da loja virtual Submarino, a maior do país. O executivo sabe do que está falando, pois acompanhou de perto a evolução das vendas on-line aos ressabiados consumidores.
O SUBMARINO OFERECE MAIS DE 700.000 PRODUTOS E TEM 1 MILHÃO DE CLIENTES.
O site Submarino ajudou a construir a nova cultura ao oferecer, em 1999, mais de mil opções em brinquedos, livros e CDs. Cinco anos depois, suas vitrines eletrônicas colocam à disposição dos cerca de 1 milhão de clientes cadastrados, mais de 700.000 produtos, distribuídos em 19 categorias e com preços variando entre 4 reais e 40 mil reais. As entregas – em 60% dos casos, via Correios – somaram 1,4 milhão de pacotes no ano passado, garantindo um faturamento de 211 milhões de reais, 62% maior do que em 2002.
ESTOQUE DOMÉSTICO
Os números resultam de investimentos equivalentes a 257 milhões de reais feitos na montagem de uma mega-estrutura para a implantação da Submarino, que envolve desde a criação do site até um galpão de 15.000 metros quadrados no bairro da Barra Funda, em São Paulo, com capacidade para 800.000 produtos. "Desde o início nossa proposta era ganhar com o giro da mercadoria e não com os juros cobrados nas vendas a prazo, uma postura ainda pouco adotada pelo varejo em geral".
Para garantir o prazo de entrega, de 24 horas nas capitais e de, no máximo, cinco dias úteis nas