Trombose
Introdução
Os trombos formados funcionam como rolhas no sistema venoso, causando obstrução parcial ou total das veias, podendo impedir a circulação do sangue. Acompanhando esses trombos, existe uma importante inflamação da parede da veia. Com isso, a TVP está relacionada a várias seqüelas decorrentes do acometimento das veias, como: dor nas pernas, inchaço nas pernas e úlceras de estase (feridas). Entretanto, a complicação mais importante e mais temida da TVP é a embolia pulmonar (EP), pois está associada com grande taxa de mortalidade.
A grande freqüência da TVP deve-se à freqüência de seus fatores predisponentes, os quais são extremamente comuns. Por isso, a prevenção é de extrema importância no controle dessa doença.
Por que ocorre a formação desses trombos?
O desenvolvimento de TVP é um processo complexo e dinâmico. Foi postulado, há mais de um século, que a TVP seria o resultado da ação de um ou mais dos seguintes fatores:
• Estase venosa: significa a redução da velocidade de circulação do sangue na veia, como se ele ficasse parado, como a água em um lago. Ocorreria especialmente naquelas pessoas que ficam acamadas, que passam por cirurgias longas, que ficam sentadas por muito tempo (viagens em espaços reduzidos, como avião, ônibus). Importante lembrar que a movimentação dos músculos da perna é que ajuda o sangue a voltar, pelas veias, ao coração.
• Lesão do vaso: a parede interna do vaso, em contato com o sangue, deve ser intacta. Caso exista alguma lesão, o sangue tende a coagular e